José Pereira de Sousa

José Pereira de Sousa,

advogado graduado em Direito pela FND desde 1973 e em contabilidade pela Academia de Comércio do Rio de Janeiro desde 1967, notabilizou-se profissionalmente como líder na implantação e consolidação das indústrias petroquímica e de fertilizantes no Brasil, tendo ocupado entre 1972 e 1993 os seguintes cargos no grupo econômico da Petrobras:

Presidente Executivo e do Conselho de Administração da Nitrofértil, Ultrafértil, Fosfértil, Goiásfertil, Arafértil;

Vice-Presidente Executivo da Petrobrás Fertilizantes;

Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado da Petrobrás Química S.A.;

Presidente do Conselho de Administração da Politeno Ind. e Comércio e da Nitroclor;

Conselheiro da Politeno Linear, Petroquímica União, Petroflex, Alclor Química, Ciquine Petroquímica, Cia.

Química do Reconcavo, Copene (atual Braskem), Deten Química, Nitriflex, Nitriflex Nordeste, Oxiteno, Oxiteno do Nordeste, PetroRio, Polisul, Salgema, Coplen, Denar, Detenpar, Cia. Nacional de Álcalis, Alcanorte, CPC Camaçari, CPC Alagoas;

Diretor Financeiro, da Cia. Nacional de Álcalis, Salgema Industrias Químicas, Salgema Mineração;

No biênio 1995-1996, foi Secretário Estadual de Fazenda do Estado de Alagoas, membro do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) e Conselheiro da CEAL – Cia. Eletricidade do Estado de Alagoas.

Consultor independente e causídico em matérias societária e tributária a partir de 1996, em 1999, constituiu a sociedade de advogados que leva seu nome e com a qual é atuante desde então junto ao Sistema Financeiro Nacional e às indústrias petroquímica e naval.