José Fernandes da Silva Junior

Tenho o grande privilegio de comunicar a aprovação unanime pela Chancelaria da Comenda Resistência Cidadã, do nome do grande amigo e companheiro de lutas.

Liderança impar do movimento estudantil, com quem tivemos a honra de conhecer e conviver, desde os tempos da redemocratização do Brasil, no glorioso CACO.

Nascido em 05 de agosto de 1962 em Belo Horizonte. Junior chegou aos 18 anos no Rio de Janeiro, cidade que como tantos brasileiros o adotou.Ingressou na Faculdade Nacional de Direito em 1986 tendo se graduado em 1990. Neste período foi dirigente estudantil no CACO , tendo participado ativamente de todos os movimentos políticos que vicejavam em nosso país na luta pela redemocratização. Foi nas gestões que participou que foram conquistadas as eleições para reitor da UFRJ, diretor da FND. Nesta época criou e ajudou a organizar vários movimentos

José Junior

políticos, bem como, manifestações bem humoradas contra as comemorações do GOLPE DE 1964.

Em 1994 inicia mestrado em ciências penais também na UFRJ. Casado há 25 anos com a advogada Nanci Gama e pai de João Pedro e Antônio Henrique, ministra aulas de direito constitucional, teoria geral do estado e ciência política e coordena os programas de TV do Ministério Público do Rio de Janeiro e da Defensoria Pública do Rio de Janeiro na TV Justiça do STF. Fundador e Diretor da Associação dos Antigos Alunos de Direito da UFRJ - ALUMNI - FND.