Cesar Suypeene

Cesar Suypeene de Menezes dos Santos,

Ingressou no ano de 1987 na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, antiga Faculdade Nacional de Direito - FND, participando ativamente das atividades do Centro Acadêmico Cândido de Oliveira o CACO. Era tempo de construção da democracia Brasileira, época da elaboração de nossa atual Constituição. Por diversas vezes além das atividades acadêmica participou de movimentos sociais, principalmente na luta pela Autonomia Universitária. Em suas gestões como diretor do CACO, batalhou em conjunto com os demais integrantes do CACO, pela volta dos concursos públicos para professor na FND. Nos bancos da faculdade destacou-se por ocupar monitorias nas cadeias de Historia do Direito Brasileiro, Direito Romano, participou de projetos de pesquisa, muitos raros na época, como, o projeto “os desaparecidos” coordenado pelo Prof Arthur Rios e projeto as Fontes Legais e Doutrinadas do Direito Brasileiro no Período Colonial e Imperial, coordenado pelo prof. Francisco Amaral.

Mesmo após formado no ano do centenário da FND continuou participando e apoiando diretamente o movimento estudantil, bem como a candidatura do Professor Francisco Amaral para a direção da Faculdade Nacional de Direito e nas eleições para Reitor.

Professor substituto por concurso público na FND, nas cadeiras de Direito Civil, Direito Romano, Direito Comercial, além de professor das faculdades de Administração e Contabilidade da UFRJ.

Ocupou as funções de professor e diretor da Faculdade de Direito da Universidade Santa Úrsula. Foi dirigente do Sistema Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, no Governo Marcelo Alencar.

Advogado de grandes entidades sindicais como Sindicato dos Cirurgiões – Dentistas, Sindicatos dos Trabalhadores da Industria de Bebidas e Sindjustiça, entre outros. Participou ainda como advogado na luta pela igualdade de direitos aos aposentados no serviço publico, representando os servidores do Tribunal de Contas e várias entidades representativas da advocacia publica federal, sendo reconhecido hoje pelo seu trabalho em prol da defesa dos interesses dos servidores públicos.

Fora do mundo do direito participou como, dirigente de ONGs de defesa social na área da ecologia e meio ambiente. Além disso, destacou-se como, artista plástico conceituado, sendo inclusive acadêmico da Academia Brasileira de Belas Artes.

Cesar Suypeene é um dos fundadores de nossa associação de Antigos Alunos, compõe a Chancelaria da Comenda da Resistência Cidadã e é membro do Conselho Fiscal da ALUMNI-FND.